domingo, 25 de janeiro de 2026
InícioCidadesBC decreta a liquidação do Will Bank, banco digital do Master
LIGADA AO BANCO MASTER

BC decreta a liquidação do Will Bank, banco digital do Master

O Will Bank estava sob regime especial de administração temporária do BC

Por Gabriela Echenique – Da Redação CBN

O Banco Central decretou a liquidação do Will Bank – o banco digital do Master. É a terceira liquidação extrajudicial decretada pelo BC nos últimos dois meses com relação às fraudes do banco de Daniel Vorcaro.

O braço digital do Master foi criado em 2017, mas só comprado pelo conglomerado em 2024 e tinha a proposta de bancarizar os mais pobres. O foco era atender as classes C, D e E, com taxas mais baixas e cartões sem anuidade.

O Banco Central afirma que a decisão é tomada por causa do comprometimento da situação econômico-financeira do banco. O Will Bank passou a operar como Banco Master Múltiplo depois de ser comprado pelo Master, em 2024 e, desde o final do ano passado, estava sob o regime especial de administração temporária do BC — um mecanismo que permite a continuidade das operações enquanto se busca alternativas para minimizar perdas para os credores e até para o Fundo Garantidor de Crédito.

Quando o Master foi liquidado em novembro, o Will Bank foi poupado da medida mais drástica porque ainda havia investidores interessados em adquirir o banco digital. A situação piorou nesta semana quando o MasterCard interrompeu as transações de cartões do Will Bank por descumprimento de regras da rede.

Agora, o Will Bank vai passar pelo mesmo processo do Master, com o ressarcimento a quem investiu em CDBs do banco digital. O FGC, portanto, será acionado mais uma vez e a expectativa é que o processo seja mais rápido que o do Master, pelo valor menor, mas também não aconteça em menos de um mês.

O economista e professor de finanças do Insper, Alexandre Chaia, lembra, no entanto, que quem tinha investimento no Master e também no Will Bank precisa ficar atento ao limite único de 250 mil reais por CPF.

“Quando você fala do Fundo Garantidor, ele garante CPF por grupo econômico, ele não garante por banco. Então se ele tiver dinheiro aplicado no Will Bank e no Banco Master, você soma os valores para poder liquidar. Então esse é um ponto importante, mas já era esperado. Todo mundo sabia, o grupo econômico como um todo do Banco Master estava em processo de intervenção e eles tentaram só vender o Will Bank para alguém que pudesse assumir a financeira, mas não conseguiu.”

O BC ja nomeou o liquidante que passa a ter amplos poderes de administração da instituição: é Eduardo Felix Bianchini, da EFB Regimes Especiais de Empresas. O Banco Central também decretou o bloqueio de bens de ex-controladores e ex-administradores do Will Bank, entre eles, Daniel Vorcaro. A medida é tomada como precaução para reaver recursos num eventual ressarcimento a credores.

Nas redes sociais do Will Bank, há comentários de correntistas do banco que dizem não ter mais acesso nem mesmo ao aplicativo, que não é o que deveria acontecer. Já que, com a liquidação, o banco fica impedido de conceder novos empréstimos e fazer novas operações, mas o cliente precisa ter acesso à conta.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error