domingo, 25 de janeiro de 2026
InícioDestaque PrincipalNovo ministro da Justiça diz que combate ao crime organizado será 'uma...
PRIMEIRO DISCURSO

Novo ministro da Justiça diz que combate ao crime organizado será ‘uma ação de Estado’

Isa Stacciarini – Da CBN Rede 

O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, afirmou no primeiro discurso que fez que a determinação do presidente Lula é que o combate ao crime organizado seja uma ação de Estado. Lula reuniu nesta quinta-feira ministros, o vice-presidente do STF, Alexandre de Moraes, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para discutir ações conjuntas.

O ministro explicou que por mais que as medidas do governo sejam efetivas no combate às facções criminosas, elas precisam de colaboração dos outros órgãos, como o Ministério Público e o poder Judiciário.

“Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada por todos esses atores, de elevar ao status de ação do Estado o combate ao crime organizado.

De maneira que a relevância que o crime organizado assumiu nesse momento impõe, na percepção do presidente e de todos esses atores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado. De maneira que cada um dos órgãos de Estado, no âmbito das suas competências e atribuições, estarão empenhados em desenvolver uma ação articulada para combater o crime organizado.”

Por isso, o ministro disse que é necessário que cada poder esteja em sintonia dentro dos limites constitucionais das suas atuações. Lima e Silva disse que o governo não consegue viabilizar ações de combate ao crime organizado sozinho, porque precisa do alcance desses outros órgãos para aumentar a efetividade.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, falou sobre a importância de combater as organizações criminosas com o foco em desestruturar as facções.

“O enfrentamento da questão da descapitalização do crime organizado, enfrentar o poder econômico e enfrentar o andar de cima do crime organizado, com estratégia, com inteligência, com planejamento, para que a gente tenha os resultados efetivos e perenes de todas as nossas ações.

Então, o ministro, acho que hoje à tarde detalhará com mais vagar todas as ações e nós seguimos com essa pauta muito vigorosa do enfrentamento ao crime organizado. “

Wellington César Lima e Silva toma posse oficialmente na tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em uma cerimônia fechada, ocasião em que deve ter o primeiro contato com o ex-ministro, Ricardo Lewandowski. Ele também vai se reunir com os secretários do MJ na tarde desta quinta.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error