O detento Adrian Oliveira Ferreira fugiu após passar por audiência de custódia no Fórum de Porto Alegre do Norte (1.000 km de Cuiabá). A prisão em flagrante havia sido convertida em preventiva, mas, pouco depois da decisão judicial, ele conseguiu escapar ao arrebentar a grade da cela.
Adrian havia sido preso na tarde de segunda-feira (5), em Confresa, por tráfico de drogas, após denúncias de movimentação suspeita em uma residência próxima ao Eco Park. Após a prisão, ele foi transferido para Porto Alegre do Norte para a realização da audiência.
Em um vídeo gravado logo após a fuga, uma servidora do Fórum relata a dinâmica do ocorrido e aponta fragilidade na segurança do local.
“Acabou de ter uma fuga em audiência de custódia em Porto Alegre do Norte”, afirma.
Segundo a servidora, após o término da audiência, o preso aguardava enquanto era realizada outra sessão, momento em que fugiu antes da coleta da biometria.
“Se quisesse me manter refém, conseguiriam”, disse.
Ela também afirmou que a coleta de digitais de presos não faz parte das atribuições dos servidores do Fórum e denunciou a exposição a riscos sem segurança adequada.
“Estamos sendo expostos a riscos desnecessários, sem adicional de periculosidade ou reconhecimento”, declarou.
As imagens mostram que uma das grades da cela foi danificada, o que teria facilitado a fuga. Até o momento, Adrian Oliveira Ferreira segue foragido.
