Mesmo após solicitar sua aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), na noite dessa segunda-feira (22), o conselheiro Valter Albano continuará atuando na Corte. Ele seguirá à frente da Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), que preside desde 2022, além da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento.
O anúncio foi feito pelo presidente do TCE, Sérgio Ricardo, na manhã desta terça-feira (23), durante a sessão que definiu a lista tríplice para preenchimento da vaga deixada por Albano.
Segundo Sérgio Ricardo, a permanência do conselheiro aposentado configura uma situação excepcional dentro do tribunal.
“É um caso atípico. O conselheiro Valter vai se aposentar e não vai embora. Vai continuar trabalhando, conduzindo comissões e, talvez, trabalhando até mais do que antes”, explicou o presidente.
Sérgio Ricardo ainda destacou a convivência diária com o conselheiro.
“Nós nos vemos todos os dias. Não vai nem dar tempo de sentir saudade do conselheiro Valter”, completou.
A reportagem apurou que a formalização da contratação ainda não foi concluída, pois depende do cumprimento de trâmites administrativos internos, mas a expectativa é que o processo seja finalizado nos próximos dias.
Novo conselheiro
Para a vaga aberta com a aposentadoria de Valter Albano, o governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) indicou o procurador-geral de Contas Alisson Carvalho de Alencar. O nome agora será submetido à sabatina na Assembleia Legislativa.
Alisson integrava a lista tríplice entregue ao Executivo nesta manhã. Nos bastidores, a informação é de que a sessão de posse do novo conselheiro deve ocorrer ainda nesta terça-feira, por volta das 14h.
