A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado de Goiás (FICCO/GO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Serra das Galés, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e três de prisão temporária, nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
A ação é resultado do desdobramento de investigações iniciadas após duas grandes apreensões: a primeira, em 28 de maio de 2024, em Paraúna/GO, quando a FICCO/GO e a PM/GO apreenderam 450 kg de cloridrato de cocaína e prenderam dois condutores; e a segunda, em 23 de fevereiro de 2025, em Marianópolis/TO, quando uma operação liderada pela FICCO/GO, com apoio de diversas forças, resultou na prisão de cinco integrantes do grupo e na apreensão de mais 450 kg de cocaína, além de um avião e veículos.
Com a deflagração da Operação Serra das Galés, aliada às ações anteriores, as forças integradas alcançaram um total de aproximadamente 900 kg de cloridrato de cocaína retirados de circulação, impactando diretamente a logística criminosa sofisticada que utilizava aeronaves para a distribuição da droga.
A FICCO/GO é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Penal de Goiás (PPGO), Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO).
