segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
InícioCidadesPrograma Tolerância Zero faz apreensões de drogas saltarem 82% em MT em...
SEGURANÇA PÚBLICA

Programa Tolerância Zero faz apreensões de drogas saltarem 82% em MT em um ano

Força-tarefa integrada retirou mais de 19 toneladas de entorpecentes de circulação

O programa Tolerância Zero, criado pelo Governo de Mato Grosso, completou um ano com um balanço expressivo: as apreensões de drogas aumentaram 82% no Estado. Desde novembro de 2024, mais de 19 mil quilos de entorpecentes foram retirados de circulação, quase o dobro do registrado no mesmo período de 2023.

Segundo o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, o programa unificou a atuação das forças de segurança para intensificar o combate às facções criminosas. Ele afirma que a estratégia já reduziu índices de criminalidade tanto na zona urbana quanto rural.

O coronel destaca que o resultado é fruto do empenho dos policiais distribuídos nos 142 municípios, apoiados por 15 Comandos Regionais. Para ele, o reforço estrutural recebido pela PM nos últimos seis anos — mais de R$ 237 milhões em investimentos — permitiu modernizar frotas, bases e armamentos.

Entre as grandes ações do ano, a maior foi em Juruena, em fevereiro, quando a polícia apreendeu 1,5 tonelada de cocaína perto de uma pista clandestina, causando prejuízo superior a R$ 100 milhões ao crime organizado.

Em junho, duas operações chamaram atenção. Em Alto Garças, foram encontrados 455 quilos de pasta-base escondidos em uma carreta de soja, resultando na prisão de um homem e uma mulher. Dias depois, em Ponte Branca, a polícia apreendeu837 quilos de maconha após uma caminhonete se acidentar; os suspeitos fugiram, mas foram presos horas depois.

O subchefe do Estado-Maior, coronel Anderson Luiz do Prado, afirma que o Tolerância Zero ampliou abordagens, blitz, barreiras e bloqueios em todas as regiões. Ele destaca que operações simultâneas vêm sendo reforçadas de forma constante.

Para o coronel Prado, os resultados mostram que os policiais estão mais qualificados e preparados para responder rapidamente às ações das facções. “Estamos devolvendo à população a sensação de segurança”, avaliou.

O governo afirma que o programa continuará em expansão em 2025, com foco em operações integradas e pressão permanente sobre o crime organizado.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error