quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
InícioDestaque PrincipalGilmar Mendes decide que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do...
MEDIDA CAUTELAR

Gilmar Mendes decide que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF

A decisão também altera o quórum para a abertura de um processo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido de medida cautelar e decidiu que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode propor a abertura de processos de impeachment contra ministros da Corte.

Conforme a decisão, “somente o Procurador-Geral da República pode formular denúncia em face de membros do Poder Judiciário pela prática de crimes de responsabilidade”. Antes, a lei permitia que essa fosse uma prerrogativa de “todo cidadão”.

Esses crimes são definidos na chamada Lei do Impeachment. A norma previa que qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, denuncie os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, por eventuais crimes de responsabilidade que cometerem.

Mas, com a decisão de Gilmar Mendes, o artigo que prevê o pedido de abertura de impeachment por qualquer cidadão fica suspenso.

Segundo apurou o blog,o entendimento é que a regra permitia que qualquer fizesse apresentação de denúncias motivadas por interesses político-partidários, sem rigor técnico, ou por simples divergência das decisões do tribunal.

O impeachment é um instrumento excepcional, por isso, no entendimento de Gilmar Mendes, essa decisão caberia ao procurador-geral da República.

A decisão também altera o quórum para a abertura de um processo.

Também ficou decidido que o teor das decisões judiciais, ou seja, o entendimento dos ministros sobre algum processo, não pode ser usado como argumento em um processo para apurar eventual crime de responsabilidade.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error