Da Redação – Gustavo Castro
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou neste domingo (30) que a Prefeitura protocolará nesta segunda-feira (1º) o pedido formal de desapropriação da área do Contorno Leste. A medida abre caminho para iniciar a regularização fundiária e garantir permanência às famílias que vivem no local.
A decisão foi tomada após reuniões com a comunidade, Judiciário e Ministério Público. Segundo Abilio, os proprietários serão indenizados e não haverá prejuízo aos donos legais.
Durante o encontro, o deputado estadual Wilson Santos (PSB) participou da reunião e afirmou que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), destinou uma emenda de R$ 18 milhões para o Contorno Leste. Segundo ele, o ministro disse que, caso o recurso não seja usado para a desapropriação, pode ser aplicado em investimentos na região.
Abilio destacou que o objetivo é dar segurança às famílias enquanto o processo avança e disse que casos irregulares serão tratados separadamente.
Com a área entrando em regularização, a Prefeitura poderá iniciar serviços básicos, como iluminação pública, abastecimento de água e atendimento social. A Assistência Social fará levantamentos individuais nas moradias.
O prefeito também informou que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para desafetar uma área pública na via próxima ao aeroporto Bom Futuro, necessária para viabilizar a desapropriação.
Apesar do avanço, Abilio afirmou que, além da emenda citada por Wilson, o município ainda não recebeu outras destinações parlamentares e segue aberto a recursos de deputados estaduais e do Governo Federal.
Participaram da reunião vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.
