O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) criticou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pela decisão de desapropriar a área do Contorno Leste e iniciar a regularização das famílias que vivem no local. As manifestações do parlamentar, feitas em vídeos nas redes sociais, evidenciam o racha dentro do próprio PL em Mato Grosso.
A medida anunciada por Abilio ocorreu após o STF suspender as ordens de despejo. O prefeito informou que a Prefeitura vai negociar com os proprietários, indenizar os herdeiros da família Pinto e avançar com o processo de regularização fundiária. A decisão foi formalizada depois de reuniões com equipes técnicas, Judiciário, Ministério Público e representantes dos donos da área.
Cattani, porém, classificou a iniciativa como injusta e disse que os maiores prejudicados são os herdeiros de João Pinto, morto anos atrás em um conflito relacionado ao imóvel. Segundo o deputado, a postura da Prefeitura “premia uma invasão” e ignora o sofrimento dos proprietários legais.
Em vídeos publicados no fim de semana, o parlamentar também comparou o uso de crianças e idosos citados por Abilio como argumento humanitário a estratégias de grupos como MST, MTST e Hamas. Disse ainda que não concorda com a justificativa do prefeito de priorizar estabilidade às famílias que estão na área.
Abilio respondeu a uma das publicações de Cattani afirmando que a decisão “não agrada a todos, mas traz paz”, e reiterou que a Prefeitura busca uma saída definitiva para quem mora no Contorno Leste.
