O futebol amador da capital mato-grossense ganha mais um capítulo a partir deste sábado (29). É que será realizada a Copinha Clássico das Comunidades, competição que reúne, pela primeira vez, as duas maiores referências da várzea cuiabana: a Copa Ralinha e a Copa LICB.
O torneio segue até 20 de dezembro, com disputas que envolvem centenas de atletas em cinco categorias: sub-13, sub-15, sub-17, futebol feminino e aberto amador.
Além de integrar dois dos campeonatos mais tradicionais da cidade, o projeto, realizado pelo Instituto Realize, tem foco no fomento ao esporte de base e na promoção da inclusão social. No total, serão distribuídos R$24 mil em premiações entre as equipes vencedoras.
Outro ponto de destaque no campeonato é o regulamento: diferente das multas tradicionais, as penalidades por cartões foram convertidas em doações de alimentos. O atleta punido com cartão amarelo, por exemplo, deve doar 1 litro de leite, já a expulsão pode ser revertida em cestas básicas. Toda a arrecadação será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Não é apenas sobre futebol, é sobre fortalecer a identidade cultural das nossas comunidades e usar o esporte como ferramenta de transformação”, destaca a organização do evento.
Estrutura e Patrocínio – Para garantir a realização de um evento deste porte, com estrutura profissional de arbitragem, premiação e logística, a Copinha Clássico das Comunidades conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Os jogos ocorrerão simultaneamente em dois palcos do futebol de rua: o tradicional Campo do Coronel (Praça Poupina), no bairro Dom Aquino, e o Mini Estádio Benedito Sá Barreto, no Jardim Paulista.
Serviço
O que: Copinha Clássico das Comunidades
Quando: 29 de novembro a 20 de dezembro de 2025
Locais: Base e Feminino no Campo do Coronel (Av. Carmindo de Campos, Dom Aquino) e Adulto no Mini Estádio Benedito Sá Barreto (Rua Fortaleza, 400, Jardim Paulista)
Entradas: Gratuitas
Realização: Instituto Realize
Patrocínio: Governo de Mato Grosso (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)
