Quatro atletas mato-grossenses da equipe Toca do Leão/Atos Jiu-Jitsu embarcam no dia 7 de dezembro rumo aos Estados Unidos para disputar o Mundial No Gi 2025, o maior evento do jiu-jitsu sem kimono do planeta. “No gi” significa exatamente uma luta do esporte sem utilização do kimono.
A competição será realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Las Vegas Convention Center, e reunirá os principais nomes da modalidade.
Representam o Brasil e Mato Grosso os atletas Lukas Andrade Ferreira, Matheus Arantes, Yann Ferreira Cathalat e Júlio César Campos, todos classificados após um ano inteiro de competições.
Para participar do Mundial, é exigida da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) uma pontuação mínima, conquistada ao longo da temporada, o que torna a presença dos atletas um marco significativo para a equipe.
Para tanto, os 4 atletas têm realizado campanhas de doação de pix – de qualquer valor – para auxílio na viagem. Saiba mais logo abaixo.
Além da competição, os lutadores farão uma preparação especial na sede mundial da Atos Jiu-Jitsu, em San Diego, Califórnia, onde treinarão com técnicos e atletas de referência internacional.
Mobilização para custear a viagem
Para viabilizar a participação no Mundial, os atletas organizam uma campanha comunitária com rifas, seminários e eventos, já que precisam arcar com despesas de passagem, hospedagem, alimentação, inscrição e transporte interno.
A iniciativa tem contado com apoio de alunos, amigos e simpatizantes da modalidade, mas ainda necessita de contribuições.
Como ajudar
Doações podem ser feitas diretamente para cada atleta via Pix:
•Júlio César – CPF 708.004.561-49
•Yann – Chave Pix: 65 99925-0169
•Matheus – Chave Pix: 65 98136-1814
•Lukas – CPF 024.036.381-70
Saiba mais sobre os atletas
Lukas Andrade Ferreira
Treina jiu jitsu há 14 anos, tem o projeto social chamado Ubuntu há 9 anos, que atende crianças carentes no bairro Novo Colorado, e é atleta profissional de jiu-jitsu. Lukas também é vice-campeão Brasileiro da CBJJ e terceiro colocado do Europeu da IBJJF.
Yann Ferreira Cathalat
Atleta profissional de jiu-jitsu. Conheceu o esporte há 14 anos. Invicto em sua categoria em Mato Grosso da faixa branca, em 2011, até a preta, em 2019. Morou, deu aula e competiu nos EUA em 2018 e 2019, campeão BJJ Pro Curitiba, Campeão Brasileiro sem Kimono CBJJE, dentre vários títulos em campeonatos internacionais da IBJJF.
Matheus Arantes de Souza
Começou no projeto social Atletas do Rei com 14 anos de idade, no ano de 2013, e até então vem competindo e ganhando eventos nacionais, alguns títulos como, campeão brasileiro Gi CBBJE, campeão NOGI CBJJE e terceiro colocado sul americano no gi CBJJ.
Júlio César de Campos Santos
Atleta e Professor no Instituto Atletas do Rei.
Faixa preta de Luta-Livre e Jiu-Jitsu.
Campeão brasileiro, bicampeão sul-americano e terceiro no Mundial.
