sexta-feira, 7 de novembro de 2025
InícioDestaque PrincipalConsumidores de MT planejam mais compras na Black Friday, com ticket médio...
PREDOMINÂNCIA FEMININA

Consumidores de MT planejam mais compras na Black Friday, com ticket médio de R$ 675

Com predominância feminina nas compras, moda e eletrônicos lideram o interesse dos consumidores na data; a estimativa é de R$ 831 milhões em movimentação financeira no estado

Os consumidores mato-grossenses estão mais cautelosos e estratégicos na hora de aproveitar as promoções da Black Friday, que ocorre no próximo dia 28 de novembro. De acordo com pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), 63% dos entrevistados afirmaram que pesquisam os produtos com antecedência antes de realizar suas compras. O levantamento também aponta que o ticket médio previsto por cliente é de R$ 675, com uma movimentação financeira estimada em R$ 831 milhões em todo o estado.

Os indicadores revelam um cenário de consumo aquecido, porém mais consciente e planejado. O gerente da Agência Sebrae Cuiabá, Júlio Prior, pontua que o consumidor moderno chega preparado, compara preços, busca transparência e quer sentir que está fazendo um bom negócio de verdade. “O desconto continua sendo o grande atrativo, mas só se sustenta quando vem aliado a uma boa experiência, confiança e ofertas bem direcionadas”. Ele ainda avalia que o físico segue importante, o online é inevitável e quem souber integrar os dois canais e comunicar com clareza vai sair na frente nesta edição.

O estudo indica que o público feminino deve ser o mais ativo nas compras da Black Friday, representando 62% dos consumidores. Entre as categorias mais desejadas, moda e vestuário lideram com 52% das intenções de compra, seguidas por eletrônicos (31%) e móveis e decoração (27%). Também aparecem com destaque os segmentos de beleza e cuidados pessoais (25%), alimentos e bebidas (9%), livros e mídias (7%) e brinquedos e jogos (6%).

Quando o assunto é onde e como comprar, o público mato-grossense também demonstra preferências bem definidas. Cerca de 47% dos consumidores pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas, enquanto 38% devem adotar um modelo combinado entre o presencial e o online, e 15% optam exclusivamente pelo ambiente virtual.

Para definir uma boa experiência de compra, os fatores mais valorizados são preço competitivo (69%), variedade de produtos (64%) e atendimento de qualidade (45%). Também se destacam a facilidade de navegação (30%), entrega rápida (28%) e política de devolução (14%). “Os dados mostram que teremos uma Black Friday aquecida, com um público interessado, mas muito mais exigente”, destaca Júlio Prior.

Sustentabilidade no radar dos consumidores

A pesquisa também aponta que a preocupação com o consumo consciente vem ganhando força entre os mato-grossenses. Para a Black Friday de 2025, mais da metade (51%) afirma preferir comprar em lojas que adotam políticas de sustentabilidade e responsabilidade social. O estudo indica que produtos sustentáveis se tornaram um diferencial competitivo importante, especialmente nas categorias de moda (46%), eletrônicos (33%), móveis e decoração (32%) e beleza e cuidados pessoais (28%).

Além disso, o selo de compromisso sustentável eleva o interesse por itens de casa, beleza, eletrônicos e livros, consolidando a moda como o segmento mais forte entre os consumidores que valorizam práticas responsáveis.

Dados da pesquisa

O estudo foi realizado entre 12 a 30 de agosto de 2025, por meio de entrevistas telefônicas. Foram ouvidos 1041 residentes, maiores de 18 anos, de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error