segunda-feira, 20 de outubro de 2025
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BIODIESEL

Transporte ferroviário de etanol em MT registra salto de mais de 1000% em seis anos

O resultado reforça o papel do estado como protagonista na produção e distribuição de biocombustíveis

A Rumo vem consolidando sua presença em Mato Grosso como principal solução logística integrada e de apoio às atividades do agronegócio, com destaque para o transporte ferroviário de etanol de milho, um produto do setor industrial em acelerada expansão no estado nos últimos anos.

A companhia tem ampliado parcerias estratégicas, como, por exemplo, um contrato firmado em janeiro deste ano com a indústria FS Energia, em que foram adquiridas duas composições ferroviárias, com 80 vagões e três locomotivas cada uma. O material rodante será destinado, exclusivamente, para o escoamento do biocombustível produzido pelas unidades da indústria em Mato Grosso.

Além de garantir um modal mais seguro e eficiente, a iniciativa fortalece a competitividade da produção local, ao mesmo tempo em que promove menor emissão de carbono. Atualmente, o etanol transportado a partir dos terminais de Rondonópolis segue até Paulínia (SP), abastecendo polos consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do Sudeste.

Nos últimos anos, o transporte de combustíveis registrou uma expansão significativa de escoamento a partir de Mato Grosso. Pela ferrovia, biocombustíveis como etanol e biodiesel saem de Mato Grosso em direção a São Paulo, enquanto diesel e gasolina fazem o trajeto inverso, de São Paulo para abastecer consumidores em Mato Grosso.

Os volumes relacionados à saída de biocombustíveis de Mato Grosso revelam um crescimento expressivo ao longo dos últimos seis anos. No início, em 2019, foram embarcados 188 mil m³ de etanol ou biodiesel em vagões-tanque. Desde então, o volume aumentou de maneira contínua, atingindo 2,161 milhões m³ em 2024. Em comparativo, desde o início da série histórica (2019) até o dado mais recente (2024), o aumento é de mais de 1.000% no volume transportado de biocombustíveis.

O salto mais significativo ocorreu a partir de 2020, quando os embarques quase triplicaram. O crescimento anual destaca Mato Grosso como um polo de produção e distribuição de biocombustíveis para o país.

“Esse fluxo é estratégico para a competitividade do estado: garante a chegada de combustíveis necessários à produção agrícola e, ao mesmo tempo, coloca o etanol mato-grossense no mercado consumidor mais relevante do país. Isso faz Mato Grosso ser peça-chave na sustentabilidade e na migração da matriz energética do Brasil”, afirma Igor Figueiredo, diretor comercial da Rumo.

Quando se fala no percurso oposto, em que os combustíveis chegam da região Sudeste para Mato Grosso, há um crescimento moderado, embora muito significativo, nos últimos seis anos. Na comparação entre 2019 e 2024, houve um aumento de 42% no volume transportado de gasolina e diesel vindos de refinarias de São Paulo para o Centro-Oeste.

De 2020 a 2024, o volume total de combustíveis transportados pela Rumo, em todo o país, cresceu. Passou de 2,77 milhões para 4,56 milhões de m³, um aumento de 65% em quatro anos.

Fertilizantes: crescimento contínuo e diversificação de produtos

Com uma nova safra de soja em andamento, o uso de fertilizantes é fundamental nas propriedades rurais. Neste sentido, a ferrovia contribui de forma essencial com o transporte dos principais insumos importados que chegam ao Porto de Santos, tendo como destino final as lavouras mato-grossenses, como, por exemplo, nitrogenados (ureia e sulfato de amônio), fosfatados (MAP e NP) e potássicos (KCL).

De acordo com a Rumo, o transporte ferroviário de fertilizantes para o Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás) registrou crescimento ano após ano desde o início das operações da empresa. Entre 2019 e 2024, o volume passou de 1,73 milhão de toneladas para 3,43 milhões de toneladas, ou seja, quase o dobro em cinco anos.

Somente para Mato Grosso, estado que é o principal consumidor desses insumos no país, a Rumo contribui com o transporte de 2,9 milhões de toneladas de fertilizantes. Na comparação entre 2019 e 2024, o aumento acumulado é de quase 70%.

Expansão da ferrovia e impacto regional no agro

Com o avanço da malha ferroviária para municípios localizados no médio-norte mato-grossense, região que concentra o maior volume da produção de grãos do país, a Rumo amplia ainda mais sua relevância para a economia mato-grossense. A chegada dos trilhos será indutora do crescimento agrícola, possibilitando tanto o escoamento mais eficiente da produção quanto a interiorização de insumos fundamentais à atividade rural.

A expansão também permitirá organizar e potencializar o transporte de etanol, o que fortalece a industrialização local e amplia a conexão de Mato Grosso com os mercados consumidores.

“A evolução constante no transporte via trilhos dos produtos para o agro, seja combustível ou fertilizante, confirma que a ferrovia é uma grande aliada para uma infraestrutura logística segura, eficiente, e contribui muito para o desenvolvimento sustentável do agro mato-grossense”, conclui Igor Figueiredo, diretor comercial da Rumo.

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