DO OLHAR ESPORTIVO
Neste domingo (19), às 17h30 (MT), o Cuiabá visita o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz. O duelo será válido pela 33ª rodada da Série B do Brasileiro e, em caso de derrota, pode distanciar o time mato-grossense do sonhado acesso para a elite do futebol nacional.
O retrospecto da equipe auriverde é favorável: em nove jogos disputados, foram quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. O único triunfo do Pantera foi justamente na atual edição da competição nacional, quando venceu o Dourado por 1 a 0 na Arena Pantanal.
Como visitante, o Cuiabá não sabe o que é perder no confronto direto. A sina de nunca ter sido derrotado em solos paulistas chega como um dos fatores positivos para o jogo, além de estar melhor colocado na tabela — em 8º, com 49 pontos —, contra 33 do Botafogo, 18º na classificação.
Embate histórico na Série C
No ano de 2018, os clubes se enfrentaram pelas semifinais da Série C. O jogo de ida terminou empatado sem gols, na Arena Pantanal, mas a volta foi marcada por um placar amplo e favorável para o Dourado.
Com dois gols de Jenison e um de Danilo, o Cuiabá venceu o Botafogo-SP por 3 a 0 longe de seus domínios, carimbando a vaga na finalíssima da competição nacional. Desde então, a equipe auriverde vivia uma crescente em solos nacionais e chegou à Série A em 2021.
Agora, após ficar quatro edições consecutivas no topo do futebol brasileiro, o Dourado terá um caminho árduo pelos próximos jogos, principalmente considerando os desfalques nesta reta final da competição nacional.
Alisson Safira (ombro esquerdo) e Alan Empereur (ruptura do LCA) não atuam mais em 2025. Calebe (trauma no joelho esquerdo) retorna apenas nas rodadas finais, além da suspensão de Patrick de Lucca, que ficará de fora apenas do próximo confronto.