ANA MOURA – DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que cria o “Pix do Dia do Professor”, um prêmio anual de valorização destinado aos profissionais da rede pública municipal de ensino.
A proposta prevê o pagamento de um valor simbólico no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15.
A iniciativa foi apresentada dias após o prefeito protagonizar uma polêmica nas redes sociais. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Abílio aparece ironizando professores e comentários sobre a educação. Posteriormente, em uma nova postagem, ele voltou a provocar os docentes que se identificam com a esquerda política.
“Será que os professores de esquerda vão devolver o PIX, já que sou um prefeito bolsonarista?”, disse Abílio, em tom de ironia, ao anunciar o pagamento de R$ 200 para professores e R$ 100 para técnicos e colaboradores. Ele chegou a sugerir a criação de um canal para devolução do PIX por parte de quem não quisesse receber o benefício.
Pelo texto do projeto, o prêmio será pago em parcela única aos servidores efetivos e contratados da Secretaria Municipal de Educação. A medida busca reconhecer a dedicação e o desempenho dos profissionais da educação, condicionando o pagamento à disponibilidade orçamentária e financeira do município.
Segundo a mensagem enviada à Câmara, o objetivo do projeto é valorizar o trabalho dos profissionais da educação municipal, sem gerar impacto permanente nas contas públicas. O texto tramita em caráter de urgência especial e, se aprovado, terá efeitos retroativos a 15 de outubro de 2025.