domingo, 7 de dezembro de 2025
InícioCidadesApagão atinge 33 cidades de Mato Grosso e deixa quase 300 mil...
ENERGIA RESTABELECIDA

Apagão atinge 33 cidades de Mato Grosso e deixa quase 300 mil pessoas sem energia

Falha em subestação no Paraná provocou interrupção no sistema nacional; fornecimento foi normalizado após pouco mais de uma hora

Um apagão registrado na noite de segunda-feira (13) deixou cerca de 295 mil pessoas sem energia elétrica em 33 cidades de Mato Grosso. O problema, que atingiu também outras regiões do país, foi causado por um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Segundo o Ministério de Minas e Energia, 16 estados e o Distrito Federal tiveram o fornecimento interrompido. Em Cuiabá, a falha ocorreu por volta das 23h30, e a energia foi restabelecida cerca de 1 hora e 20 minutos depois.

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição em Mato Grosso, informou que o apagão foi consequência de uma falha externa no sistema de transmissão nacional. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou, na madrugada desta terça-feira (14), a ativação de um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), medida adotada para preservar a integridade do sistema.

O sistema de transmissão é responsável por levar grandes volumes de energia das usinas geradoras até as distribuidoras e, quando há uma ocorrência nesta rede, podem ocorrer oscilações ou interrupções simultâneas em diferentes regiões do país.

Em Mato Grosso, as cidades afetadas foram Apiacás, Araputanga, Cáceres, Cachoeirinha, Campo Verde, Canabrava do Norte, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Figueirópolis, Indiavaí, Juara, Juruena, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirante, Nova Brasilândia, Nova Monte Verde, Novo Horizonte, Paranorte, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Vila Rica.

A Energisa reforçou que atua apenas na distribuição de energia e segue acompanhando a recomposição gradativa do fornecimento, coordenada pelo ONS. Além de Mato Grosso, também foram afetados o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará, Amapá e Tocantins.

Leia a nota da Energisa na íntegra: 

A Energisa informa que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na madrugada desta terça-feira (14) um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ocorrência afetou o sistema de transmissão de várias regiões do país. 

O sistema de transmissão é responsável por levar grandes volumes de energia elétrica das usinas geradoras até as distribuidoras, que fazem o atendimento direto aos consumidores. Quando há uma ocorrência nessa rede — que é operada em nível nacional — podem acontecer oscilações ou interrupções temporárias no fornecimento de energia em várias regiões do país ao mesmo tempo.

As equipes da Energisa estão acompanhando o restabelecimento do fornecimento, que depende da recomposição gradativa coordenada pelo ONS.

A empresa reforça que atua apenas na distribuição de energia e segue em contato com o ONS para manter a população informada.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error