A AMAGGI deu início ao primeiro embarque em seu novo corredor hidroviário em Caracaraí, em Roraima, no Norte do país. A carga de soja vai partir da Estação de Transbordo de Cargas (ETC) com destino ao terminal portuário da empresa em Itacoatiara, no Amazonas. A operação é um marco logístico sustentável pois vai reduzir o escoamento de grãos no estado via rodoviária.
A autorização especial para operação imediata foi concedida na quinta-feira (9) pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para carregamento do primeiro comboio na estação de transbordo. A construção da ETC tem investimentos estimados em R$ 100 milhões.
O novo corredor logístico pode representar redução de 74% do transporte de grãos no trecho rodoviário, além de permitir o uso de balsas com capacidade para transportar o equivalente a 40 caminhões, ou cerca de 2 mil toneladas de grãos. O transporte hidroviário, além de mais eficiente em larga escala, é reconhecido por seu menor impacto ambiental.
Atualmente, o escoamento de grãos em Roraima é feito por caminhões até Manaus, em um trajeto de aproximadamente 763 km. Com a nova rota, os grãos percorrerão cerca de 155 km por estrada até Caracaraí e depois 905 km via fluvial pelos rios Branco e Amazonas até Itacoatiara, onde a AMAGGI já opera um terminal portuário próprio.
A AMAGGI já se destaca como uma das maiores operadoras de transporte hidroviário do agronegócio no Brasil. Seus principais corredores fluviais incluem o Rio Madeira e Rio Amazonas, utilizados para o escoamento de grãos, que partem de Porto Velho (RO) até Itacoatiara (AM) e Manaus (AM); e a hidrovia Tapajós-Amazonas, que escoa os grãos oriundos do Norte de Mato Grosso.