O governador Mauro Mendes determinou o envio imediato de ajuda emergencial para Porto dos Gaúchos, município atingido por um vendaval com rajadas de até 80 km/h na noite desta terça-feira (08).
Em ação rápida, duas equipes da Defesa Civil do Estado já estão na cidade para levantar os danos e orientar a Prefeitura na decretação da situação de emergência.
Além do suporte técnico, também foi enviado um caminhão com telhas, colchões, caixas d’água e kits dormitório para garantir assistência às famílias atingidas.
“Pedimos que a Defesa Civil fosse até o local, e ela já está lá dando suporte. Vou conversar com o prefeito Vanderlei para garantir que a Prefeitura conte com todo o apoio do Governo do Estado. Vamos ajudar as pessoas e os órgãos públicos que foram afetados por esse evento extremo do nosso clima”, afirmou o governador.
Apesar da força do temporal, que causou destelhamentos em casas, prédios públicos, postos de combustíveis e quedas de árvores e postes, a Prefeitura informou que nenhuma família ficou desabrigada.
A atuação da Defesa Civil também inclui o apoio para homologação estadual e reconhecimento federal da emergência, permitindo a liberação de recursos extras para reconstrução e assistência.