quinta-feira, 9 de outubro de 2025
InícioDestaque PrincipalApós ofensa em plenário, Chico 2000 é acionado na Comissão de Ética...
QUEBRA DE DECORO

Após ofensa em plenário, Chico 2000 é acionado na Comissão de Ética da Câmara; veja

O atrito começou durante os debates na terça-feira (7) sobre a proposta de fusão de secretarias e criação da Secretaria de Trabalho e Emprego, encaminhada pelo prefeito Abilio Brunini (PL)

ANA MOURA – DA REDAÇÃO

Na sessão da Câmara de Cuiabá desta quinta-feira (9), o Tenente Coronel Dias (Cidadania) apresentou uma representação para que a Comissão de Ética da Casa investigue o vereador Chico 2000 (PL) por suposta quebra de decoro.

O atrito começou durante os debates na terça-feira (7) sobre a proposta de fusão de secretarias e criação da Secretaria de Trabalho e Emprego, encaminhada pelo prefeito Abilio Brunini (PL). Segundo relato de testemunhas e registro em áudio, em meio à discussão acalorada, Chico 2000 desafiou Coronel Dias para que resolvessem o impasse “lá fora” e lhe dirigiu insultos diretos: “você é um bosta”. 

Para o autor do requerimento, essa conduta configura quebra de decoro parlamentar. O documento ressalta que o parlamentar incorreu em “ofensas e ameaças” dentro das dependências da Casa, em flagrante desrespeito à dignidade do cargo ao qual foi eleito. 

Trâmite e possíveis desdobramentos

Se o pedido for incluído na ordem do dia e tiver aprovação, caberá ao Conselho de Ética da Câmara avaliar formalmente as acusações contra Chico 2000. O colegiado atualmente é presidido por Eduardo Magalhães (Republicanos), Cezinha Nascimento (União Brasil) como vice e Rafael Ranalli (PL) como membro. Coronel Dias figura como suplente desse grupo.

Caso seja constatada pela comissão a quebra de decoro, a consequência mais severa é a perda do mandato.

A sessão em que ocorreu a fala ofensiva aconteceu, ainda, em meio a momentos de grande turbulência entre os vereadores. A presidente da Câmara, Paula Calil (PL), chegou a suspender a sessão diante de constrangimentos e trocas de acusações entre os pares. A parlamentar, Baixinha Giraldelli (Solidariedade), também participou do tumulto, descrevendo o ambiente de embate como “putaria”, comentário que foi posteriormente retratado.

O desentendimento agora deixa em aberto o destino político de Chico 2000. Se confirmado algum ato lesivo ao decoro, ele pode vir a perder o mandato, caso o Conselho de Ética decida por sua cassação. A expectativa volta-se para quando o tema será pautado e qual será o posicionamento dos demais vereadores no voto decisivo.

Veja vídeo: 

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error