sexta-feira, 17 de outubro de 2025
InícioDestaque PrincipalFachin marca para 1º de outubro julgamento da Ferrogrão no STF
DECISÃO

Fachin marca para 1º de outubro julgamento da Ferrogrão no STF

Nova presidência da Corte recoloca em pauta impasse sobre supressão de área do Parque Nacional do Jamanxim para construção da ferrovia

ANA MOURA – DA REDAÇÃO 

O ministro Edson Fachin, recém-eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para o dia 1º de outubro o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que discute a legalidade da Ferrogrão, projeto de ferrovia que pretende ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA) para escoar a produção de grãos.

O caso está travado há quatro anos por decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu a lei que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para viabilizar a construção da ferrovia. A ação foi apresentada pelo PSOL, que questiona os impactos ambientais e culturais da obra sobre comunidades tradicionais e povos indígenas.

A controvérsia envolve compensações ambientais, oitivas indígenas e estudos técnicos que não avançaram durante as tentativas de conciliação. A Advocacia-Geral da União (AGU), que antes defendia a legalidade da norma no governo Bolsonaro, mudou de posição após a posse do presidente Lula e agora considera a lei inconstitucional.

Considerada estratégica para o agronegócio, a Ferrogrão vem sendo articulada desde o governo Michel Temer como alternativa para reduzir custos de transporte e dar mais fluidez ao escoamento da safra do Mato Grosso pelo Arco Norte.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error