terça-feira, 2 de dezembro de 2025
InícioCidadesBombeiros destacam redução histórica de incêndios em MT, mas alertam para outubro...
NA ALMT

Bombeiros destacam redução histórica de incêndios em MT, mas alertam para outubro crítico

Mesmo com redução histórica nos focos de incêndio entre julho e setembro, previsão de chuvas abaixo da média acende alerta para outubro no estado

Na 4ª reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada na última terça-feira (23), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra, apresentou números que apontam a menor incidência de queimadas no estado desde 1998. Apesar do resultado positivo registrado entre julho e setembro, ele fez um alerta: outubro deve trazer riscos maiores em razão da previsão de chuvas abaixo da média.

Ao lado do comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Rafael Marcondes, o coronel expôs dados das ações de 2024, que já somam 2.349 atendimentos, 589 horas de voo e 4,2 milhões de litros de água utilizados no combate ao fogo. “Os números são os mais baixos da série histórica. Porém, outubro é um mês preocupante, porque a estiagem deve se intensificar e exige que mantenhamos equipes mobilizadas em todo o território mato-grossense”, afirmou Gledson.

O comandante também destacou a integração entre governo, produtores rurais e Assembleia Legislativa. Segundo ele, os produtores têm atuado de forma mais organizada, fornecendo recursos e apoio logístico ao trabalho dos bombeiros. Atualmente, o estado conta com uma estrutura diária de aproximadamente 590 pessoas, entre 1.088 militares, 150 brigadistas estaduais, 90 municipais, além de helicópteros, tratores, maquinários pesados e 80 viaturas locadas.

Entre as novidades planejadas para 2025 estão: um programa de educação ambiental em parceria com a Secretaria de Educação e o setor privado; um projeto voltado para a prevenção de incêndios em terras indígenas, com metodologia de recompensa por resultados; e um estudo que mapeou áreas prioritárias em 70 municípios e unidades de conservação.

Apesar da redução expressiva nas queimadas, o coronel reforçou que ainda há casos de uso irregular do fogo. “Infelizmente, algumas pessoas insistem em incendiar áreas neste período proibitivo. Elas são autuadas, multadas e até detidas. Por isso, pedimos à população que continue colaborando”, disse.

O presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB), elogiou os esforços e ressaltou que a equipe técnica da ALMT está aprofundando estudos sobre o impacto dos incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal. “O estado, especialmente o Corpo de Bombeiros, tem intensificado os preparativos para enfrentar os próximos meses, que ainda exigem atenção redobrada”, concluiu.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error