Na manhã deste domingo (21), cerca de 500 pessoas foram às ruas de Cuiabá para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O ato ocorreu na região da Praça Cultural do CPA 2 e fez parte de uma mobilização nacional que se espalhou por todas as capitais do país.
A proposta, que está em debate no Congresso, busca restituir foro privilegiado a deputados e senadores em processos criminais. Os manifestantes defenderam que a medida representaria um retrocesso no combate à corrupção e à responsabilização de autoridades.
Com cartazes que diziam “Sem anistia”, “O Brasil é dos brasileiros” e “Brasil soberano”, os participantes reforçaram o caráter político da mobilização, organizado por frentes ligadas ao PSOL e ao PT.
Entre elas, o ex-vereador petista Robson Cireia; o pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também ex-deputado estadual e ex-vereador pelo PT, Wanderlei Pignatti; além de Serys Slhessarenko, que já exerceu mandatos como deputada estadual, federal e senadora por Mato Grosso.
Também marcaram presença a ex-vereadora de Sinop e atual suplente do PT, Graciele Santos, e a deputada estadual Edna Sampaio (PT), uma das principais vozes da oposição na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
De acordo com os organizadores, o objetivo da mobilização é pressionar o Congresso a rejeitar a PEC e o projeto de anistia, considerados “ataques à democracia” pelos movimentos de esquerda.
Veja vídeo:
