A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27), em Cuiabá, a operação Gadalias, contra um esquema criminoso de empréstimos e financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, mediante a utilização de matrículas imobiliárias adulteradas.
Foram identificadas contratações fraudulentas que somam mais de R$ 7,9 milhões, além de uma tentativa frustrada de empréstimo no valor de R$ 2,6 milhões.
A PF informou que os cartórios não são investigados. Os agentes estão coletando documentos nos locais.
Também são apreendidos dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova que possam esclarecer a participação de todos os envolvidos.
As investigações apontam que os envolvidos simulavam transações imobiliárias e apresentavam documentos falsos para garantir operações de crédito, causando prejuízo milionário à instituição financeira.
As fraudes foram descortinadas após análise da Centralizadora de Segurança da Caixa Econômica Federal, que atuou em conjunto com a Polícia Federal na materialização das fraudes e na análise dos documentos apresentados.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, fraude para obtenção de financiamento e associação criminosa.