THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O prefeito de Poconé, Dr. Jonas (Podemos), afirmou que o município precisa deixar de ser apenas um “corredor turístico” para o Pantanal e se tornar, de fato, um destino turístico que beneficie economicamente a população local.
A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (28), em que o gestor destacou a pobreza do município, mesmo sendo a principal rota para o maior destino de ecoturismo do estado de Mato Grosso.
“Poconé é uma cidade pobre porque, apesar de ser o maior destino de ecoturismo de Mato Grosso, esse turismo não se reverte para a população. Poconé não é uma cidade turística, é um corredor turístico, onde as pessoas passam para chegar às pousadas no Pantanal. O turista não fica na cidade, não consome aqui porque não há atrativos que os prendam”, explicou.
Com o objetivo de mudar essa realidade, Dr. Jonas anunciou que está promovendo ações para desenvolver atrativos turísticos dentro da própria cidade, com planejamento a curto, médio e longo prazo.
A meta é criar uma estrutura sustentável que estimule o turista a permanecer no município e contribuir com a economia local.
“Num primeiro momento, queremos que Poconé se torne o maior destino de turismo de ocasião da Baixada Cuiabana, região onde está quase metade da população do estado. Vamos promover eventos para atrair esse público e fazer o dinheiro girar aqui. Depois, partiremos para a construção de novos atrativos turísticos na cidade, que é hoje o nosso maior gargalo”, afirmou o prefeito.
Assista a entrevista completa:
