Um homem condenado por tráfico internacional de drogas e associação criminosa foi preso pela Polícia Federal no estacionamento de um shopping em Cuiabá, no último sábado (21).
O acusado, que não teve a identidade informada, foi alvo da Operação Falsus Territorium, que apura a prática de lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial.
Conforme a PF, ele é condenado pela Justiça Federal de São Paulo a mais de 19 anos de reclusão e já foi apontado como um dos principais traficantes internacionais do estado.
Durante as diligências, foi constatada a utilização de identidade ideologicamente falsa, além da posse e uso de um veículo de alto valor, registrado em nome de terceiro, sem justificativa lícita aparente.
Também foram encontrados maços de dinheiro em espécie na residência do investigado.
Os elementos reunidos apontam indícios de dissimulação patrimonial, com a ocultação da verdadeira titularidade de bens e da origem dos recursos utilizados na aquisição, conduta típica do crime de lavagem de capitais.
As investigações seguem com o objetivo de identificar outros envolvidos, mapear o fluxo patrimonial e reunir novos elementos que subsidiem o inquérito em curso