quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026
InícioCidadesCom 9 mortes e aumento de casos de Influenza, Saúde alerta para...
NÚMEROS ALARMANTES

Com 9 mortes e aumento de casos de Influenza, Saúde alerta para vacinação

A imunização está disponível gratuitamente nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade

Cuiabá registra nove mortes por Influenza e um aumento significativo da circulação do vírus em 2025. Apesar do cenário, a Capital registra uma baixa cobertura vacinal.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta à população e reforçou o apelo para que os grupos prioritários procurem as unidades de saúde para se vacinar.

“Já estamos tendo circulação grave do vírus Influenza em nossa cidade. A vacina é altamente eficaz e pode reduzir em até 85% os casos graves da doença, permitindo um período de inverno mais tranquilo para todos”, afirmou a secretária de Saúde, a médica pediatra Lúcia Helena Barboza.

Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que, entre as semanas epidemiológicas 01 a 20 deste ano (de 29 de dezembro de 2024 a 17 de maio de 2025), foram notificados 466 casos de Influenza A e B entre moradores da capital.

No mesmo intervalo de 2024, haviam sido registrados 134 casos. Todos os nove óbitos confirmados ocorreram entre residentes de Cuiabá.

A Secretaria de Saúde aponta que o aumento pode estar ligado tanto à maior circulação dos vírus quanto à ampliação no número de exames realizados neste ano.

Vacinação segue para públicos prioritários

A campanha de vacinação contra a gripe está em andamento exclusivamente para os grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A imunização está disponível gratuitamente nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Fazem parte dos grupos prioritários:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

  • Gestantes e puérperas

  • Idosos a partir de 60 anos

  • Povos indígenas e comunidades quilombolas

  • Pessoas em situação de rua

  • Trabalhadores da saúde

  • Professores

  • Profissionais das forças de segurança e salvamento

  • Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários

  • Trabalhadores dos Correios

  • Pessoas com deficiência permanente ou com doenças crônicas

  • População privada de liberdade e servidores do sistema prisional

Até o momento, 52 mil doses foram aplicadas, mas a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta.

Para ampliar o alcance, a Prefeitura tem promovido ações extramuros, levando a vacinação a escolas, creches, empresas, lares de idosos e outros pontos da cidade.

A Secretaria reforça que a vacina não está liberada para a população em geral nesta etapa e destaca que a imunização anual é essencial, especialmente devido à alta mutação do vírus, sendo a forma mais eficaz de evitar complicações graves, internações e óbitos.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error