terça-feira, 6 de maio de 2025
InícioDestaque PrincipalTJ suspende portaria que ditava regras de vestimentas para acesso aos fóruns
APÓS PEDIDO DA OAB

TJ suspende portaria que ditava regras de vestimentas para acesso aos fóruns

Adecisão foi dada na última terça-feira (6) pelo presidente, desembargador José Zuquim

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MT), desembargador José Zuquim suspendeu a portaria que visava estabelecer normas de vestimentas para servidores, estagiários, visitantes e público em geral, como requisito de ingresso aos fóruns de todas as comarcas do Estado.

A decisão foi dada na última terça-feira (6), atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

A portaria proibia o uso de chinelo, cropped, regata, saias curtas, blusa ou camiseta regata, de alça, dentre outras vestimentas.

A OAB-MT defendeu que é inconstitucional estabelecer regras restritivas quanto às vestimentas consideradas “inadequadas”, pois isso viola princípios fundamentais consagrados tais como a dignidade da pessoa humana e o direito de acesso à Justiça.

Na petição, a OAB-MT destaca que, de acordo com o Estatuto da Advocacia, somente o Conselho Seccional tem competência para definir critérios das vestimentas do advogado e da advogada, no exercício da profissão.

Além disso, ainda que a advocacia não esteja expressamente mencionada entre os destinatários da referida resolução, neste caso a OAB-MT agiu como voz da sociedade, cobrando do Judiciário o zelo pela inclusividade  e razoabilidade no tratamento ao público em geral.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se
Error