THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, anunciou o cancelamento dos feriados prolongados nas escolas da rede municipal no segundo semestre deste ano.
A decisão vem após críticas do prefeito Abilio Brunini (PL) à folga concedida no dia 17 de abril, véspera do feriado da Sexta-feira Santa.
Segundo Monge, apenas o feriado de Corpus Christi, em 19 de junho, será mantido com emenda.
As folgas previstas para o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e para o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) foram canceladas.
“O prefeito está preocupado com os pais que não conseguem emendar o feriado e acabam sem ter onde deixar os filhos. Por isso, decidimos rever o calendário. Essa mudança deve valer também para os próximos anos”, explicou o secretário.
Questionado sobre a autonomia das escolas na definição do calendário letivo, Monge afirmou que as alterações foram debatidas com a rede municipal e que não há conflito com os profissionais da educação.
“O prefeito apenas buscou entender quais feriados impactam mais a rotina das famílias. Os professores são comprometidos e certamente vão colaborar para seguirmos avançando na aprendizagem dos alunos”, finalizou.