Vacinação contra gripe em MT atinge apenas 10,42% do público-alvo

Apenas 138.603 doses foram aplicadas no estado; cobertura do grupo prioritário está em 10,42%

0
10
O Estado já recebeu e distribuiu 856 mil doses da vacina, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais. Crédito - Secom-MT

Somente 10,42% do público prioritário foi vacinado contra a Influenza em Mato Grosso. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que registra a aplicação de 138.603 doses até o momento, apesar de já ter distribuído 856 mil vacinas aos municípios.

O grupo prioritário da campanha é composto por crianças, idosos e gestantes. A aplicação das doses é responsabilidade das prefeituras, mas o Estado atua na distribuição, orientação e monitoramento da cobertura vacinal.

Além do grupo prioritário, também são elegíveis os integrantes do grupo estratégico, como puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, dos correios, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde em substituição, Alessandra Moraes, reforça a importância da vacinação, principalmente entre crianças menores de cinco anos.

“Com a chegada do frio, aumentam os casos de doenças respiratórias. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe. É essencial que pais e mães levem seus filhos aos postos de vacinação”, destacou.