THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O pastor e vereador por Cuiabá, Jefferson Siqueira (PSD), concedeu uma moção de aplausos ao criminoso Gilmar Machado da Costa, alvo da Operação Acqua Ilícita, deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Gilmar reagiu à abordagem e morreu em confronto com os agentes. Outro criminoso, identificado como Fábio Júnior Batista Pires, também morreu durante a operação.
A moção de aplausos foi concedida pelo vereador no dia 20 de fevereiro de 2024.
No documento, Jefferson justificou a homenagem a Gilmar por seus serviços prestados como líder comunitário no bairro 1º de Março, em Cuiabá.
“Pelo trabalho que vem realizando junto àquele bairro, em que não mede esforços para auxiliar, amparar e prestar inúmeros serviços à comunidade, sempre atuando em defesa dos reais interesses da coletividade”, diz trecho do documento.
Conforme o Gaeco, Gilmar era membro da facção criminosa Comando Vermelho e condenado a 9 anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas.
Em entrevista à imprensa nesta manhã, o vereador negou ter vínculo de amizade com o criminoso e afirmou que a moção entregue a Gilmar foi realizada juntamente com outras 400 lideranças comunitárias indicadas pela própria comunidade.
“Aqui é a casa do povo cuiabano, e foi a sociedade que indicou o nome dele”, declarou o vereador.
A operação
A Acqua Ilicita visa desarticular organização criminosa voltada à prática de extorsão e lavagem de capitais, capitaneada por distribuidores de água mineral ligados a integrantes do Comando Vermelho.
Os distribuidores de água estariam coagindo comerciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Sinop.
No total, a operação prevê o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão domiciliar, 12 mandados de prisão preventiva, sequestro de 33 veículos automotores e bloqueio de 42 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
A Polícia Civil também realizou hoje uma operação em Cuiabá e Várzea Grande com o mesmo foco. Ainda não há informações sobre possíveis alvos em comum entre as operações.