segunda-feira, 17 de março de 2025
InícioDestaque PrincipalLula suspende financiamentos do Plano Safra e Aprojosa-MT reage: "Insegurança e inflação"
CRÉDITO RURAL

Lula suspende financiamentos do Plano Safra e Aprojosa-MT reage: “Insegurança e inflação”

Segundo a entidade, a medida também coloca em risco a posição do Brasil no mercado internacional.

O Governo Federal suspendeu nesta sexta-feira (21) todas as linhas de crédito rural do Plano Safra 2024/2025.

Em nota, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) criticou a medida, que segundo a entidade,  gera preocupação e insegurança para os produtores rurais e para toda a cadeia produtiva do agronegócio.

De acordo com a Aprosoja, a decisão também compromete na segurança alimentar e econômica do país.

“O crédito rural é a base para a produção agrícola no Brasil, garantindo que os produtores tenham acesso a recursos para custear suas lavouras, investir em tecnologia e manter a competitividade no mercado global”, diz trecho da nota.

“Sem esse apoio, muitos enfrentarão dificuldades para financiar suas operações, o que pode resultar na redução da área plantada, na queda da produtividade e no aumento dos custos operacionais”, acrescenta o documento.

Ainda de acordo com a entidade, a falta de crédito pode refletir ainda no abastecimento interno, influenciando o preço dos alimentos e pressionando a inflação.

“Soja e milho são insumos essenciais para a cadeia produtiva de proteínas, e qualquer dificuldade na produção desses grãos afeta diretamente o preço da carne, do leite e dos ovos, prejudicando toda a população, especialmente as famílias de menor renda”, consta na nota.

Além disso, conforme a Aprosoja, a medida coloca em risco a posição do Brasil no mercado internacional.

“O agronegócio brasileiro é um dos principais responsáveis pelo superávit comercial do país, e a insegurança gerada pela falta de previsibilidade nos financiamentos pode afastar investidores, reduzir a competitividade dos produtores e abrir espaço para concorrentes em mercados estratégicos”, diz outro trecho da nota.

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se
Error