segunda-feira, 16 de setembro de 2024
InícioDestaque PrincipalVeja quem são os candidatos a prefeito e vice em Cuiabá
FIM DAS CONVENÇÕES

Veja quem são os candidatos a prefeito e vice em Cuiabá

O pleito eleitoral acontece em 6 de outubro; segundo turno será decidido no dia 27 do mesmo mês

CAMILA RIBEIRO E THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO

Quatro candidatos disputam a prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro deste ano.

Os últimos nomes foram oficializados nesta segunda-feira, 5 de agosto, quando encerrou o prazo para realização das convenções partidárias.

O pleito eleitoral acontece em 6 de outubro e, havendo segundo turno, a disputa será decidida no dia 27 do mesmo mês.

Veja quem são os candidatos para sucessão do atual prefeito Emanuel Pinheiro: 

Eduardo Botelho

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho disputará o comando do Executivo Municipal pelo União Brasil. Engenheiro elétrico e matemático, ele foi eleito em 2014, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e em 2018, pelo Democratas (DEM). E atua como presidente da AL desde 2017.

Para compor sua chapa, Botelho escolheu como candidato a vice, o médico Marcelo Sandrin (Republicanos). Sandrin tem uma trajetória e experiência de mais de 50 anos dedicados à Medicina, sendo 40 em Cuiabá, onde também atua como gestor do Hospital Santa Helena.

Compõem a chapa os seguintes partidos: União Brasil, Republicanos, PMB, Podemos, PSDB, Cidadania, PSB, Solidariedade, Progressistas e PRD

Abílio Brunini

O deputado federal Abílio Brunini entra na disputa pelo Partido Liberal. Ele é arquiteto, formado pela Universidade de Cuiabá e pós graduado em gestão de trânsito e transporte.

Foi eleito vereador por Cuiabá, em 2016. Concorreu à prefeitura da Capital, em 2020, sendo o mais votado no primeiro turno. Em disputa no segundo turno, foi derrotado pelo atual prefeito Emanuel Pinheiro. Em 2022, foi eleito deputado federal, recebendo 87.072 votos.

Como vice, foi anunciada a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).

Compõem a chapa os seguintes partidos: PL, Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC).

Lúdio Cabral 

O também deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, foi o nome referendado pela Federação Brasil da Esperança para a disputa na capital mato-grossense.

Ele é médico sanitarista, servidor público, com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá e na Baixada Cuiabana, sobretudo, na rede de atenção básica. Foi vereador em Cuiabá por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2012 e teve 140.798 votos no segundo turno. Em 2014, concorreu ao governo de Mato Grosso e teve 472.507 votos. Está no segundo mandato na Assembleia Legislativa.

Para vice, a escolha foi a jornalista Rafaela Fávaro, que é presidente do PSD Mulher em Mato Grosso. Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Transmídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Compõem a chapa os seguintes partidos: Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B); Federação PSOL-Rede e o PSD.

Domingos Kennedy 

Estreante nas urnas, o empresário Domingos Kennedy tenta chegar ao Alencastro disputando a eleição pelo MDB. Ele aparece como nome apoiado pelo atual prefeito da Capital, que pertence ao mesmo partido.

Natural de Paranavaí (PR), ele mudou-se para Cuiabá em 1982 e atuou como bancário até se tornar sócio de algumas empresas do ramo da indústria. Ocupou, por três vezes, a presidência do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Químicas do Estado de Mato Grosso (SINDIQUIMI/MT) e, por duas vezes, a vice-presidência. Também foi presidente, por três mandatos, da Associação das Empresas do Distrito Industrial (AEDIC).

Para vice, o empresário escolheu a cientista social Miriam Calazans (PDT). Ela é presidente estadual do Partido Democrático Brasileiro, cuiabana e contabilista.

Compõem a chapa os seguintes partidos: MDB e PDT.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se