O ex-presidente da OAB-MT, o advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, morreu na madrugada deste sábado (6), em decorrência do atentado sofrido na porta de seu escritório.
O crime ocorreu na manhã de sexta-feira (5), quando o advogado chegava ao seu local de trabalho, na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá. Ele levou pelo menos sete tiros.
O criminoso, que ainda não foi identificado, estava de tocaia no local.
O advogado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Hospital Jardim Cuiabá.
Em estado grave, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada das balas alojadas na cabeça e tórax. O procedimento durou cerca de 6 horas.
Posteriormente, Nery foi levado à UTI, mas não resistiu.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.
Pesar
A OAB-MT manifestou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias.
A associação Nacional da Advocacia Criminal também se manifestou: “Dr, Renato Gomes Nery dedicou a sua vida à advocacia e a defesa dos direitos dos cidadãos. Sua liderança, integridade e comprometimento com a justiça deixa um legado inestimável para a advocacia mato-grossense e nacional”.
Histórico
O advogado Renato Nery foi presidente da Seccional Mato Grosso na gestão 1989 – 1991.
Recebeu homenagem no ano passado, quando a OAB-MT completou 90 anos de fundação.
Após deixar a presidência, continuou atuando como conselheiro federal e acompanhou junto ao Conselho Federal da OAB as discussões acerca da criação do Conselho Nacional de Justiça.