sexta-feira, 19 de abril de 2024
InícioCidadesAos 72 anos, morre o escritor e médico cuiabano Ivens Scaff
COMPLICAÇÕES APÓS CIRURGIA

Aos 72 anos, morre o escritor e médico cuiabano Ivens Scaff

Ele lutava contra um câncer de fígado e faleceu em Brasília

Morreu na madrugada desta quarta-feira (21), o médico, poeta e escritor Ivens Cuiabano Scaff. Ele tinha 72 anos e estava internado em um hospital de Brasília (DF).

Ivens faleceu em decorrência de complicações após uma cirurgia. O médico lutava contra um câncer de fígado.

Cuiabano, ele se formou em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro.

Depois, fez pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso. Médico do Sistema Único de Saúde (SUS), era um grande defensor da saúde pública e atuava ativamente no tratamento de infectados pelo HIV, sendo referência na área.

Ivens contribuiu significativamente com a literatura e poesia cuiabana, tendo sido imortalizado pela Academia Mato-grossense de Letras, onde era titular da cadeira 7 desde 2014.

Entre suas obras estão títulos como “Kyvaverá”, “O amor são asas de Ícaro”, “Uma maneira simples de voar” e “Mil Maneiras”.

“A obra de Ivens Scaff é uma referência poética para gerações de admiradores e estudiosos de literatura. Colaborador da revista Vôte!, Estação Leitura, o poeta lançou Mil Mangueiras, livro de poesias que inaugura uma fase de compreensão da sua terra natal”, se manifestou a Academia.

O Governo do Estado também publicou nota de pesar:

“Foi com pesar que eu e minha esposa, Virginia, recebemos a notícia do falecimento do médico e escritor Ivens Scaff, uma personalidade importante do nosso Estado e que deixou sua marca na saúde e na literatura cuiabana. Pedimos que Deus console seus familiares e os amigos que sofrem com esta perda”, lamentou o governador Mauro Mendes.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se