A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Themis contra integrantes de uma facção criminosa acusados de matar um jovem e torturar outro em decorrência de um suposto estupro praticado contra uma moradora da região do Pedra 90, em Cuiabá.
No total, são cumpridos três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão.
De acordo com a Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), uma das vítimas, identificada como Felipe Fernandes Rodrigues da Silva, de 21 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo na região do Cinturão Verde, no Pedra 90, há dois anos.
O outro jovem de 22 anos, que não teve a identidade revelado, foi torturado na ocasião.
A equipe da DHPP apurou que fotos das vítimas circularam por um aplicativo de mensagens informando que Felipe Fernandes e o outro rapaz estavam sendo procurados pelo suposto crime.
“O trabalho da Polícia Civil é uma resposta à sociedade, para que a verdadeira justiça seja feita, com o desmantelamento da organização criminosa e responsabilização dos integrantes pelos gravíssimos crimes praticados, todos eles considerados hediondos na legislação”, observou o delegado Ricardo Franco de Oliveira, que conduz o inquérito.
Nome da operação
Themis é, na mitologia grega, é considerada a deusa da Justiça.
A operação faz alusão à justiça do Estado, em contraposição ao “tribunal do crime e as punições aplicadas por organizações criminosas.
A operação conta com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil.