Criminosos estariam se passando por agentes de Combate à Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tentar entrar em imóveis de Cuiabá.
Denúncias neste sentido foram encaminhadas ao Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde da Capital.
O Gabinete refirmou que os profissionais nunca pedem para entrar nas residências, já que a atuação deles é em espaço aberto, como quintais – ambientes em que o mosquito Aedes Aegypt se prolifera.
Além disso, os agentes usam sempre o mesmo uniforme, que é composto por uma camisa de cor azul manga longa, calça preta, bolsa azul marinho identificada com a logomarca do CCZ e boné cinza com proteção de pescoço, também identificado.
As vistorias sempre acontecem das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, com intervalo de 45 dias.
Caso uma pessoa chegue ao imóvel solicitando visita em período inferior a 45 dias, a equipe da Intervenção orienta que o morador faça contato com o CCZ pelo telefone 3617-1680 para confirmar se o profissional faz parte da equipe da unidade.
O Gabinete de Intervenção já fez um boletim de ocorrência e destaca que os agentes de Combate à Endemias fazem um trabalho muito responsável e importante para a saúde da população da Capital, fazendo, além das vistorias, conversas sobre as ações de combate à dengue e orientação de como evitar a proliferação do mosquito.