Incêndios atingem o Parque Estadual Cristalino, no município de Novo Mundo (a 740 km de Cuiabá), desde o dia 1 de setembro.
Entre os dias dia 9 e 11 o fogo se intensificou, sendo detectados 56 focos de calor.
A área é a mesma que foi atingida por incêndios em agosto de 2022 e queimou cerca de 5 mil hectares da unidade de conservação.
O Corpo de Bombeiros de Alta Floresta já foi acionado e está monitorando a situação.
As queimadas foram proibidas pelo Governo de Mato Grosso a partir do dia 1 de julho até 31 de outubro de 2023. Sendo que provocar queimadas dentro de Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Cristalino, é proibido durante o ano todo.
A área do Parque Estadual do Cristalino, com 189 mil hectares, é considerada uma das mais ricas em biodiversidade do mundo. Abriga mais de 600 espécies de aves, sendo que 25 delas constam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente.
Conforme levantamento realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram identificadas 60 espécies de anfíbios, 82 espécies de répteis, 39 espécies de peixes e 98 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo 11 delas também consideradas ameaçadas de extinção. Espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção são 41 e 38 endêmicas.
Veja o vídeo: