terça-feira, 16 de setembro de 2025
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DIA DOS PAIS

Consumidores em MT devem gastar R$ 150 com presentes; Vestuário e perfumaria são preferidos

Os pequenos negócios devem movimentar quase R$10 milhões no Estado

Os consumidores mato-grossenses pretendem gastar em média R$150 com presentes para o Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (13).

O dado consta na pesquisa de ‘Intenção de Consumo para o dia dos Pais’, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).

O comércio deve movimentar mais de R$130 milhões neste período, sendo que R$ 10 milhões serão somente como os pequenos empreendedores.

Tanto para os grandes varejistas quanto aos pequenos comerciantes, o Dia dos Pais é visto como uma oportunidade para impulsionar as vendas e movimentar a economia local.

“É uma data comemorativa que tem grande importância para o comércio devido ao aumento das vendas de presentes e serviços específicos para homenagear os pais. Além de ser um dia especial para as famílias, é também uma oportunidade importante para o setor empresarial, principalmente para os pequenos empreendedores aumentarem seus lucros com suas lojas ou serviços”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.

Gastos 

De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/MT, 41% dos entrevistados pretende gastar entre R$100 a R$199, outros 29% afirmaram gastos de até R$99.

Apenas 3% estimaram gastos acima de R$500.

Somente as cidades de Cuiabá e Várzea Grande devem movimentar no comércio um montante de R$ 43 milhões durante as celebrações para o Dia dos Pais, sendo os tickets médios por compras de R$158 e R$132, respectivamente.

Os municípios de Sorriso (R$221,50) e Lucas do Rio Verde (R$199,57) lideram o top 15 das cidades com maiores gastos médios por presente. Alta Floresta aparece como a localidade com menor ticket médio, com pouco mais de R$106.

Comércio mais aquecido

Os presentes dos pais de 2023 estão bem definidos para 85% dos mato-grossenses. Itens de vestuário (48%), perfumaria (17%) e calçados (11%) deverão ser os mais procurados pelos consumidores.

“As lojas dos segmentos de joias e acessórios (6%) e de ferramentas (3%), devem receber um público menor, porém, com uma boa estratégia de vendas podem pleitear os 15% dos consumidores indecisos”, observa Jaqueline.

Com relação à forma de pagamento, a pesquisa indica que a metade dos consumidores (50%) irá parcelar as compras no cartão de crédito.

Compras antecipadas

Ao que tudo indica, os filhos não pretendem deixar as compras para última hora. Conforme a pesquisa do Sebrae/MT, 49% dos entrevistados disseram ir às compras com antecedência.

“Para o consumidor as vantagens estão no fato de encontrarem melhores preços, não enfrentarem filas, evitar a correria do dia. Para os vendedores eles ganham dos dois lados, na antecedência ganham em volume de vendas e na véspera pelo preço, que sempre aumenta um pouquinho”, destaca a pesquisadora.

A pesquisa de ‘Intenção de Consumo do Dia dos Pais’, também sinaliza para um perfil de consumo mais atento aos valores.

Do total de entrevistados, 57% afirmou que irá realizar pesquisas de preços antes de comprar. Desses, a maioria (37%) fará pesquisa in-loco [loja], o restante (20%) deve comparar os preços na internet. O restante (3%) pesquisará nos dois locais.

Para conquistar os clientes, Jaqueline recomenda que os empresários façam descontos e promoções, “para que as pessoas se sintam atraídas a comprar”.

Apesar de a maioria dar mais atenção aos valores, ainda existe uma parcela de 40% que não está preocupada com pesquisas de preços. “Os consumidores de classe mais baixa se preocupam muito mais com o preço e as promoções, já os consumidores de classe um pouco mais alta como a B, por exemplo, procuram mais pela qualidade”, explica.

Os primeiros produtos a saírem das gôndolas serão os com maior qualidade (50%) e bom preço (35%). Outros fatores que devem pesar na definição do presente do Dia dos Pais deste ano são a preferência pessoal (28%) e a variedade de opções (2%).

A celebração da data será mais intimista para 75% dos mato-grossenses, que pretendem comemorar com um almoço ou jantar em família. “Um indicativo que cria uma expectativa de alta de consumo para estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas”, pontua.

SOBRE A PESQUISA

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais em Mato Grosso – referente a agosto de 2023, segue a modalidade quantitativa e foi realizada via telefone, no período de 27 de junho a 06 de julho.

A amostra conta com 1.066 entrevistados, tendo 95% de nível de confiança e 3% de erro.

Os participantes são pessoas maiores de 18 anos residentes em Mato Grosso.

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