Uma “força-tarefa” em Mato Grosso atuará para combater fake news e a influência do crime organizado no processo eleitoral de outubro deste ano.
A atuação se dará por meio de uma Câmara Temática de Inteligência instituída pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Unidades de inteligências de diversos órgãos atuarão também para identificar vulnerabilidades e ameaças à segurança das Eleições, prevenir e reprimir a prática de ilícitos eleitorais e formular propostas que possam subsidiar os trabalhos e decisões estratégicas.
A portaria que instituiu a CTI foi assinada pelo presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha nesta quarta-feira (29).
A Câmara será composta por profissionais da inteligência da Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI/SESP/MT); Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Polícia Federal (PF); Polícia Judiciária Civil (PJC/MT); Polícia Militar (PM/MT); Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT); Sistema Penitenciário; Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além desses, poderão integrar ou participar da câmara, como membros convidados, representantes das unidades de inteligência do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e outros órgãos.
“No dia 24 deste mês, o Gabinete de Gestão Integrada deliberou e aprovou a criação da CTI. É um passo grande para que as eleições sejam realizadas como de fato desejamos, com total lisura, sem práticas ilícitas e uso indiscriminado da desinformação”, ressaltou o presidente do TRE.
Presente na assinatura do termo, o governador Mauro Mendes (União Brasil), ressaltou a importância da instalação.
“A Câmara tem a pretensão e seguramente alcançará o objetivo de reprimir crimes contra o processo eleitoral das mais diversas naturezas e as fake News, que é um atentado à democracia”.
“A criação de um grupo de inteligência é uma forma de otimizar nossos esforços. Não estamos criando mais burocracia e etapas de trabalho, estamos economizando, pois vamos juntar informações parecidas e fazer uma repressão uniforme em todo o Estado. Em vez de ficar vários policiais do Estado trabalhando a mesma informação, cada um segmentado em sua região, vamos unificar os trabalhos”, destacou o superintendente da Polícia Federal em MT, Sérgio Sadao Mori.
A CTI-TRE/MT é vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada do TRE-MT, sob a Coordenação do Juiz Auxiliar da Presidência, Bruno D’Oliveira Marques.
A Câmara será instalada no dia 04 de julho, em espaço a ser disponibilizado nas dependências do TRE.
Seus integrantes irão se reunir a cada quinze dias de forma ordinária e, extraordinariamente, mediante solicitação por qualquer das partes. A CTI concluirá os trabalhos nos 10 dias subsequentes ao encerramento do pleito eleitoral.