Diante do Juventude, o Cuiabá conquistou a segunda vitória no Brasileirão, mais uma fora de casa. Diferentemente da partida contra o Fortaleza, o Dourado teve mais presença ofensiva e criou oportunidades antes de abrir o placar, apesar das dificuldades encontradas nas transições para o ataque. Em um jogo equilibrado no Alfredo Jaconi, o técnico Pintado valorizou os três pontos conquistados, especialmente em cima de um adversário com objetivos semelhantes na competição.
Com menos posse de bola, o time auriverde finalizou dez vezes contra a meta do Juventude, sete delas de dentro da área. A equipe ainda tem problemas para trocar passes no campo ofensivo, e aposta nas bolas longas aos centroavantes para chegar na intermediária adversária.
Contra um oponente frágil defensivamente – o Ju tem a defesa mais vazada na Série A e sofreu 9 gols nos últimos 4 jogos -, o Dourado conseguiu ser mais objetivo e levar perigo, com a participação dos dois criadores de jogadas – Valdivia no primeiro tempo e Rodriguinho na reta final da partida.
O técnico Pintado reconheceu que o time precisa evoluir ao longo do campeonato, mas destacou a importância de seguir somando pontos enquanto as falhas vão sendo corrigidas.
“Foi um jogo igual, bem equilibrado, com duas equipes que estão ainda se encontrando dentro da competição. Um campeonato muito difícil, onde nesse momento o importante é somar pontos, mais do que jogar bonito e bem. É uma competição de pontos, não de jogar bonito, mas claro que estamos trabalhando para isso”, analisou o treinador do Dourado.
Já no intervalo, Pintado lançou a campo Elton no lugar de André Felipe. Aos 30 da etapa complementar, Rodriguinho entrou para a saída de Valdivia. Logo em seguida, o meia criou duas grandes oportunidades, inclusive foi dele o chute que gerou o escanteio onde o Dourado conseguiu o pênalti que sacramentou a vitória.
Segundo Pintado, a estratégia pensada para o duelo foi bem executada, com jogadores decisivos na reta final do confronto.
“A estratégia era ter jogadores mais decisivos no momento mais importante da partida, ter esses atletas que, com poucas oportunidades, conseguem finalizar. O Rodriguinho é uma liderança muito positiva, que todo mundo respeita aqui dentro e quando entra em campo nossa equipe cresce. Isso é muito importante. Nossa estratégia hoje foi muito bem pensada e bem executada, isso é mais importante”, explicou.
Autor de quatro dos últimos cinco gols do Cuiabá, o artilheiro Elton é um pedido da torcida para iniciar as partidas. Concorrente na posição, André Felipe marcou apenas um gol em 12 jogos, enquanto Jenison nem aparece entre os relacionados. Pintado falou sobre a disputa no comando do ataque.
“Não há dúvida de que o Elton é um jogador decisivo aqui dentro, nos ajuda bastante. E a gente quer equilibrar todo mundo, não pode ser só o Elton, temos que ter mais, e nós temos esse poder de fogo maior. Claro que o Elton pede passagem e isso é importante, como foi com outros jogadores. E não existe aqui ninguém cego, nós trabalhamos o dia a dia e estamos vendo muitas coisas. E na hora certa a gente tem conseguido resolver as dificuldades e nossos problemas”, finalizou.
O Cuiabá volta a campo já nesta quarta-feira (27), diante do River Plate-URU, pela Sul-Americana. O duelo acontece na Arena Pantanal, a partir das 18h15. Os ingressos para a partida estão à venda, com valores a partir de R$ 10.
Gabriel Barros – Do Olhar Esportivo