O aumento de casos de contágio pela Covid-19 ao longo das últimas semanas provocou uma alta na taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Mato Grosso. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que há 7 hospitais públicos com 100% dos leitos ocupados.
Conforme o último boletim divulgado pela SES, na tarde de quinta-feira (13), o Hospital Metropolitano em Várzea Grande atingiu sua capacidade máxima de atendimento a pacientes encaminhados para a UTI.
Situação semelhante é registrada nos Hospitais Regionais de Sinop e Peixoto do Azevedo. Em Cuiabá, o Hospital Estadual Santa Casa e o Hospital Universitário Júlio Müller também estão com as UTIs cheias. Além deles, o Hospital Municipal de Querência e o Hospital e Pronto Socorro Milton Morbeck, em Barra do Garças, também estão lotados.
Há ainda duas unidades médicas em alerta diante da alta demanda por ocupação de leitos, que são: o Hospital Vale do Guaporé, com 90% das UTIs ocupadas, e a Santa Casa de Rondonópolis, com 70% dos leitos em uso.
Segundo a SES, Mato Grosso registrou até então 572.022 contágios pela doença. Deste montante, em 545.770 casos as pessoas infectadas se recuperaram do vírus. Contudo, outras 14.118 não resistiram à Covid-19 e morreram devido a complicações da doença.