terça-feira, 28 de maio de 2024
InícioCidadesCuiabá registra até 50% de ausências em vacinação contra a Covid; público...

Cuiabá registra até 50% de ausências em vacinação contra a Covid; público quer escolher vacina

A coordenadora da campanha de imunização de Cuiabá, Valéria de Oliveira, apontou que até a Capital já chegou a registrar até 50% de ausências das pessoas que estavam agendadas e desistiram de tomar a vacina contra a Covid-19.

Segundo a coordenadora, uma das principais causas para essa situação tem sido o fato de que a população quer escolher qual vacina será aplicada em detrimento do imunizante que está disponível.

“Já registramos falta da metade do grupo que estava agendado. Tem acontecido casos da pessoa se recusar a tomar a vacina que estava disponível. Isso é muito prejudicial a todo o sistema de saúde, pois sabemos que o caminho para vencer a doença é somente com a imunização”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, desde que a Prefeitura de Cuiabá anunciou no final de junho, o pré-cadastro para o público de 18 a 49 anos, houve uma redução das faltas durante a semana, contudo, os agendamentos dos finais de semana e feriados continuam sendo afetados pelo não comparecimento da população.

“Atualmente as abstenções têm sido mais frequentes nos finais de semana e aos feriados, com aproximadamente 20% de faltas do total de pessoas agendas“, afirmou.

Dados

Em Cuiabá, desde o início da imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano, 292.316 mil doses já foram aplicadas, sendo 219.622 de primeira dose, 68.773 de segunda dose e 3.921 de dose única. Os dados são do Localiza Sus, sistema do Governo Federal, que registra as imunizações realizadas em todo o país.

A vacinação em Cuiabá é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, a capital dispõe de cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se