quinta-feira, 28 de março de 2024
InícioCidadesMT vai apurar eventuais irregularidades na vacinação de crianças
DOSES TROCADAS

MT vai apurar eventuais irregularidades na vacinação de crianças

A manifestação da AGU foi encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, na terça-feira

Mato Grosso irá investigar se houve erro na vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. A apuração se dá após denúncia da Advocacia-Geral da União (AGU), que apontou que 3.533 menores foram imunizados com doses trocadas no estado.

A manifestação da AGU foi encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, na terça-feira (18). Após a denúncia, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se manifestaram sobre o tema.

No comunicado, as instituições apontam a possibilidade de que podem ter ocorrido equívocos a exemplo dos listados na denúncia da AGU. O Conass, do qual Mato Grosso faz parte, garantiu que irá “examinar de forma meticulosa” os dados levantados pela Advocacia-Geral da União.

Ainda no comunicado, os Conselhos lembraram as instabilidades nos sistemas de dados do Ministério da Saúde ao longo dos últimos 30 dias. “Os sistemas de informação do SUS, a despeito das inúmeras discussões para o seu aprimoramento, ainda estão longe de responder às necessidades”, destacaram.

Vacinas trocadas

Ao todo, segundo a AGU, 57.147 crianças receberam doses de adultos desde o início da imunização para menores em todas as unidades federativas.

Consta ainda na denúncia que 2,4 mil crianças de até 4 anos foram vacinadas contra a Covid-19 – ainda que a imunização nessa faixa etária não tenha sido liberada no país.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se