quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Início Economia & Negócios CBN Invista: entenda como entrar no mercado de ações e lucrar com...

CBN Invista: entenda como entrar no mercado de ações e lucrar com cenário de juros baixos

Confira os passos necessários antes de entrar nesse mercado

A quantidade de Brasileiros que investem em ações quase dobrou em 2020, com relação a 2019. Porém, esse número ainda é muito tímido quando comparado a países mais desenvolvidos, representando ainda, apenas 3% da nossa população. Com cenário de juros baixos e pouco atrativo para a velha poupança, o momento do país é convidativo para quem deseja melhorar os seus rendimentos a longo prazo.

Muitas dúvidas e mitos cercam a bolsa de valores e é necessário entender mais sobre esse mercado antes de iniciar um investimento. Antes de se lançar como investidor e entrar para o time daqueles que acreditam no longo prazo, é importante estar bem preparado e assessorado.

O primeiro passo a compreender é o porquê nosso cenário atual torna interessante a ideia de investir no mercado financeiro. O brasileiro apresenta um perfil mais conservador quanto ao mundo dos investimentos e muito se deve à desinformação quanto ao tema, mas não é preciso ser um especialista para entender que a poupança não apresenta um rendimento satisfatório.

Isso acontece devido à queda de juros, que impacta diretamente na performance da renda fixa, e à inflação, que também pode influenciar negativamente os resultados da caderneta. O fato é que mesmo ainda sendo considerado o produto preferido dos investidores brasileiros, a caderneta de poupança vem perdendo participação.

A entrada e brasileiros no mercado de renda variável vem aumentando, também devido a outros fatores: aumento do número de produtores de conteúdo sobre o mercado financeiro; surgimento de bancos digitais que vem simplificando a vida financeira dos brasileiros; consolidação de fintechs de investimento, que muitas vezes apresentam gratuidade de taxas; assim aproximando aos poucos, o brasileiro deste mercado.

Muitos dos novos investidores também passaram a investir por meio das plataformas de investimento, já que as ferramentas facilitam o contato entre pessoas físicas e renomados fundos, além de possibilitar o investimento por conta própria. Existem diversas opções de plataformas e, no geral, elas atendem diversos perfis de investidores, disponibilizando produtos para interessados em renda fixa e renda variável. Gráficos, indicadores, informativos e chart trading são algumas das funcionalidades presentes na maioria das plataformas especializadas, sendo as mais consolidadas no mercado: Toro Investimentos, XP Investimentos, Rico, Easynvest, BTG Pactual, Inter, Clear e Órama.

E, por fim, para quem prefere não gerenciar seus investimentos por conta própria, temos as assets management, gestoras especializadas em investir recursos de terceiros, cujo principal objetivo é obter a melhor rentabilidade possível em diferentes cenários. As assets são comandadas por profissionais de mercado, responsáveis por compor o portfólio dos investidores, considerando tolerância ao risco, demandas de liquidez, oportunidades de mercado, principais metas e especificidades de cada investidor.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

31Mil FãsCurtir
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se